sábado, 19 de janeiro de 2013

The War Wagon (Gigantes em Luta)


The War Wagon (Gigantes em Luta), é o sétimo filme do diretor norte-americano Burt Kennedy e que foi produzido pela Batjac Productions, lendária produtora criada por John Wayne em parceria com o produtor Robert Fellows. Em uma época que todos os grandes astros de Hollywood estavam projetando suas próprias companhias, Burt Lancaster tinha sucesso na empreitada com sua firma chamada de Hetch Lancaster. Daí a inspiração de Kirk Douglas a também se torna um ator com o poder de ter controle sobre seus próprios projetos criando a Bryna Productions.


Esse divertido e despretensioso Western foi escrito por Clair Huffaker que afora ter cuidado do roteiro também foi o responsável por ter escrito a obra literária que adaptou a película . Vamos em direção ao enredo, um cowboy chamado Taw Jackson (John Wayne) acaba de sair da cadeia e perdeu toda a sua fortuna para um malfeitor que tem o controle sobre todos os forasteiros da cidade, inclusive o melhor amigo de Taw Jackson. Na realidade, a breve premissa é mais interessante do que a abordagem da história. Na prática o seu maior defeito se encontra em muitos filmes por aí. a unidimensionalidade dos personagens, possa ser que no livro esse defeito não exista, mas se for ressaltar que foi a mesma pessoa que escreveu o livro e o roteiro a coisa se torna embaraçosa. De qualquer forma existem várias
coisas a serem contempladas nesse filme desde a fotografia do competente William H. Clothier, que colaborou com o Duke em mais de 20 filmes. A fotografia é tão boa que até no formato Fullscreen (pior tipo de formato que existe para se ver um filme) a imagem ainda fica relativamente boa, coisa que vários Western Spaghetti nunca conseguiram essa representação visual .


Burt Kennedy ainda tem visão suficiente ao perceber que com um fraco roteiro em mãos, o jeito é deixar os personagens em movimentação constante e não por acaso. A cada dez minutos eles sempre estão metidos em ação e o clímax final não fica nada a dever nesse sentido com quase trinta minutos e com direito a todo tipo de encenação física desde Sr.Pierce (Bruce Cabot ) atirando em uma metralhadora amparado com sua carroça e seus capangas em movimento. A cena é um deleite para os olhos mas jamais desperta emoção. No final das contas The War Wagon é um filme sobre amizade, como inúmeros Westerns por aí. Lomax (Kirk Douglas) ganha sua vida trabalhando para o Sr.Pierce como mercenário, guarda costa, etc. Só que ele não deixa de fazer o que ele acha que é certo mesmo as escondidas do seu patrão. Por exemplo, ajudando seu amigo a conseguir sua fortuna de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário