quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Indomável ( Hud )





O Indomado é o oitavo trabalho do norte-americano Martin Ritt . Foi amplamente reconhecido na sua época de lançamento com várias indicações ao Oscar, mas venceu apenas três, dentre eles melhor ator coadjuvante , melhor atriz e o chinês James Wong Home, como melhor diretor de fotografia. Howe, que morreria na década seguinte aos 76 anos foi um dos diretores essenciais da história de Hollywood .

É um filme modesto, só que trabalha bem os seus apenas quatro personagens, que compõem a película . Teve um orçamento até um pouco alto pelo que a estética tem para oferecer, de quase três milhões de dólares . Baseado no romance de Larry Mcmurtry que foi lançado em 1961, dois anos antes do filme ser lançado . Com algum tempo de metragem já se torna previsível o que ocorrerá com os personagens, graças ao comportamento auto destrutivo de Hud Bannon (Paul Newman), com um estilo galanteador e sempre tentando conquistar as meninas da região, mesmo as comprometidas. Dono de um temperamento rebelde juvenil apesar de já ter uma idade um pouco avançada para conflitos embaraçosos, é sem dúvida um dos melhores personas do galã de olhos azuis, lembra um pouco Butch Cassidy por ter preceitos errados só que ganha nossa simpatia graças ao seu interprete.


Brandon De Wilde é o menos carismático do elenco, não foi por acaso que ele morreu jovem em um acidante automobilístico, só que jamais conseguiu alcançar a mesma popularidade que um James Dean . Compondo o membro comportado da família Bannon com posições sempre direitas o seu personagem acaba não emplacando, provavelmente devido a fraca interpretação do ator. Ao passo que Patricia Neal interpreta Alma, uma mulher que é aparentemente feliz por trabalhar naquela casa, só que se torna superficial não em função da sua interprete, mas dos motivos que a levaram a deixar de trabalhar como empregada no final do filme, já que sua relação com seu patrão Hud Bannon dava indícios que terminaria em uma relação amorosa . E por último Melvny Douglas interpreta o mais melancólico dos quatro  sempre de olho nas atitudes erradas do filho e também procurando sempre dar conselhos e ainda também sofrendo de problemas cardíacos seu trágico destino já é bem previsível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário