domingo, 27 de janeiro de 2013

Monstros do Cinema já falecidos - Parte 1


A meta principal deste artigo é tentar valorizar atores que encarnaram certos tipos de criaturas no cinema mas não conseguiram se consagrar, ao contrário de um Boris Karloff ou Bela Lugosi que tem seus ingressos para a eternidade, esse reconhecimento não é para todos.


Kevin Peter Hall (1955-1991)
  

Teve a desgraça de morrer de aids com apenas 35 anos de idade em uma época que o preconceito para quem era portador era dezenas de vezes maior do que no presente. Até as enfermeiras ficavam com temor de tocar no paciente , Rock Hudson que o diga. Depois que o belga Jean Claude-Van Damme desistiu de encarnar o alienígena de alta periculosidade, Kevin Peter hall parecia uma escolha acertada. Dono de uma altura ensurdecedora e relativamente barato o baixinho belga já era um ator em ascensão então seu cachê viria a ser muito maior. Muita gente compara Predador com Alien , mas são séries bem distintas. Os dois primeiros predadores tem uma preocupação maior em mostrar ação, principalmente o filme de 1990 do britânico Stephen Hopkins que é um profissional subestimado mas ao mesmo tempo distante de ser genial. Outro papel de destaque de Kevin Peter Hall foi na comédia “Um Hóspede do Barulho” de 1987, ganhou o Oscar de melhor maquiagem merecidamente e ao meu ver o personagem que ele encarna é dezenas de vezes mais carismático que o da franquia Predador. Ainda chegou a existir uma série de TV baseada no filme que durou três temporadas (1991-1993). Kevin Peter Hall só conseguiu participar da primeira antes de falecer.


Lock Martin (1916-1959)

Lock Martin, bem antes desse clássico Anos Cinquenta, já vinha engatinhado em vários outros filmes. Assim como Boris Karloff no inicio de sua carreira, Martin atuava como ator de forma amadora, o oficio não dava para pagar sua contas . Gort, seu papel mais icônico era um espécie de escudo protetor de Klaatu (Michael Rennie). É um filme ingenuo para os padrões de hoje, não iria funcionar se fosse empregado atualmente.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário