terça-feira, 30 de abril de 2013

Os Comancheros (The Comancheros)




Os Comancheros é uma produção marcada de certa forma por ter sido o último filme do Húngaro Michael Curtiz, que tem como filme mais conhecido Casablanca (1942). É um filme que consegue distrair graças também ao formato CinemaScope que proporciona que as tonalidades de cores fiquem mais fortes. A história é interessante porque possui uma camada de Plots que mesmo que alguns enredos secundários sejam irregulares ainda é atraente. Acho que Jake Cutter ( John Wayne) por mais que não esteja na lista dos melhores personas que o Duke já encarnou no cinema, já que seu caráter sempre fica de forma questionável como por exemplo: quando ele mata seu colega, no salão de jogos por outro lado ele sempre demonstra paixão e melancolia quando fala na sua falecida mulher. Contudo era necessário ter havido um monólogo para falar sobre essa parte secundária já que o Jake Cutter teria ganhado uma linha complementar na história.

Stuar Whitman por outro lado acaba se tornando o verdadeiro protagonista da história. Paul Regret (Whitman) e Jake Cutter começam como antagonistas e terminam relativamente amigos a medida que as situações vão se desmoronando. Pilar (Ina Balin), é quem dá o suprimento necessário para que o filme tenha vida. A atriz que no inicio da carreira parecia que se tornaria uma estrela de cinema, não chegou a ser a próxima Sophia Loren morrendo precocemente com apenas 52 anos e deixando 3 meninas vietnamitas que ela havia adotado. Pilar é interessante por ser a filha do chefe dos bandidos, sua relação com seu pai é um dos melhores momentos da película, só que era necessário mais cenas dos dois juntos. Quando ela o perde saem poucas palavras de sua boca, o que poderia ter acasalado um momento dramático melhor. Outro problema seria explicar melhor as diferenças entre um índio pacifico e os comancheros que apenas fazem referência de forma sutil a isso. Não sei qual foi o momento exato que John Wayne assumiu a direção naquela época, ele tinha recém dirigido seu projeto dos sonho “The Álamo” (1960) e aqui as cenas de ação são bem coordenadas com vários cavalos se derrapando e um ótimo ângulo em que vemos uma janela com os índios se aproximando. Contudo o clímax, apesar de bem feito na parte técnica, acaba tendo soluções rápidas demais. Não custava nada o roteiro de James Edward Grant e Clair Huffaker (no qual escreveu livros de faroestes) poderiam ter dado uma despedida melhor a Paul Regret e Jake Cutter já que essa dupla passou o filme todo juntos. E a relação de Pilar e Paul Regret, se casaram ? Tiveram filhos? Era importante saber já que a espinha dorsal da película era o romance entre os dois. Um desfecho melhor poderia ter sido feito.

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