sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ama-me com Ternura (Love Me Tender)

  

'Ama-me com Ternura' foi o primeiro filme da carreira de Elvis Presley. A história começa na guerra civil americana e logo nos conhecemos Vance Reno, que a principio é uma espécie de mal caráter com boa índole já bastante mostrado no decorrer da história da sétima arte. Pessoas que fazem coisas indevidas só que ainda ganham a simpatia do telespectador. É um filme de camada simples, com apenas vinte minutos já temos todos os problemas que serão trabalhados no decorrer da narrativa. As filmagens duraram do dia 23 de agosto de 1956 ao dia 8 de outubro.

Acredito que alguns momentos poderiam ter sido melhor abrangidos pelo roteiro de Robert Buckner. A relação de Cathy (Debra Paget) com Vance poderia ter sido mostrada em flashback, antes do seu envolvimento da guerra civil, apenas para quando Vance teria avistado Cathy com outro, Clint (Elvis Presley). O telespectador já sentir uma certa empatia do relacionamento amoroso de Cathy e Vance. O fato de Vance comprar utensílios através de dinheiro sujo é boa ideia de escopo de história. A família o questiona como ele conseguiu comprar tantos presentes para eles e imediatamente somos interrompidos por uma música de Elvis Presley, o que atrapalhou um momento que poderia ter sido mais eficiente. Por falar em Elvis Presley, pelo menos na produção de Estrela de Fogo ia ser um Western com vários musicais (mais precisamente quatro), só que a preocupação em se estabelecer como um ator sério acabou coibindo essa ação dos produtores e o filme acabou se tornando um belo Western. Com direção de Don Siegel o último diretor a dirigir o lendário John Wayne.

Voltando a falar em 'Ama-me com Ternura' é interessante ver Elvis com apenas 21 anos já demonstrando um forte talento como ator. Encenando de forma convincente todos as reações do personagem de forma visceral. Debra Paget não tem muito a oferecer a não ser sua beleza, e ficamos confusos em saber quem Cathy ama de verdade. Tem também Martha Reno (Mildred Dunnock) onde é desperdiçada pela trama tem pouquíssimos diálogos e desperdiça alguns momentos interessantes que o roteiro poderia ter abordado de maneira mais coesa, como Vance e Martha, discutindo moralidade já que Vance carece disso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário