terça-feira, 23 de abril de 2013

As Aventuras de Tio Maneco





“Aventuras com Tio Maneco” é um filme razoável do cinema Brasileiro. A intenção é boa, só que sofre de problemas de má escolhas artísticas e um provável orçamento limitado impedindo do projeto ter sido melhor revigorado. Começando de maneira interessante,o roteiro de Flávio Migliaccio (que também é o diretor do filme), tenta deixar claro as dificuldades que é ser ter filhos, com a trupe de filhos sempre dando trabalho aos pais.

Na realidade a grande “ameaça” que o filme tem é um robô alienígena, que por sinal muito bem feito pela direção de arte. Só que de maneira intencional, ou não, a máquina acaba virando uma espécie de gracejo bobo para o filme. Eles acabam enfrentando muitas dificuldades piores em boa parte da projeção que se passa na selva, como contrabandista se índios. A cena da cachoeira é uma ótima estratégia para emanar o perigo que os personagens estão passando e disseminar isso para o público, só que nós nunca vemos de maneira apropriada eles encostando perto desse perigo, ficando apenas em arquivos de imagens a imagem da cachoeira e eles num barco tentando se safar do perigo.

Por outro lado, os pais dos garotas de classe média carioca poderiam ter tido mais cenas no decorrer do filme, já que tem mais carisma para proporcionar do que três atores mirins com pouco empenho para dramaticidade. O terceiro ato da película foi uma péssima ideia tomada pelos realizadores porque ao invés de vermos uma realidade autêntica acaba indo para o universo de “Mary Poppins” onde por mas que aquela realidade tenha entrado de maneira orgânica no filme de Robert Stevenson, aqui esse incremento não flui com o mesmo resultado.

“As aventuras com Tio Maneco” é um filme divertido , embora com muitos erros tentando pegar encalço no sucesso dos “Trapalhões”. Pode muito bem ganhar uma refilmagem com novas interpretações e incrementos na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário