segunda-feira, 22 de abril de 2013

John Wayne




John Wayne foi um dos maiores ícones do Western (se não o maior) com uma filmografia contendo quase 200 filmes. Seu modo de enxergar a produção de um filme era basicamente assim: se você tem uma história , tem um filme. Nascido no dia 26 de Maio de 1907, em uma cidade do interior chamada Winterset com apenas 5 mil habitantes, pode-se dizer que a atração turística do lugar se concentra muito no Duke, como a casa em que ele nasceu e tudo mais.

Não chegou a ser bem visto em alguns momentos da sua vida como seu apoio a Richard Nixon e a guerra do Vietnã. Fora isso também deletou vários colegas para o comitê de atividades antiamericanas que tinha como principal objetivo caçar comunistas, razão pela qual levou Charles Chaplin a ser expulso dos Estados Unidos só voltando a pisar no país em 1972 para receber um Oscar honorário como pedido de desculpas. Wayne era um grande nepotista sempre gostava de empregar seus filhos Michael Wayne e Patrick Wayne em suas produções (o primeiro já falecido). Contudo sentia uma grande paixão pelo que fazia quando tinha recém-lançado sua produtora: Batjac Productions. Tinha um projeto em mãos que nutria grande admiração e orgulho por produzir “Um Fio de Esperança”, só que o elenco já formado e seu protagonista Spencer Tracy recusando de última hora Wayne, acabou assumindo o papel do piloto de avião Dan Roman.

Mesmo formando Batjac, que iria dar autonomia para fazer o projeto que bem quisesse, não deixava de ser humilde sempre tratando a equipe de produção de maneira igual. Em 1964 descobriu que estava com câncer, mas mesmo assim não parou de trabalhar. Em 1970 ganhou o Globo de Ouro e o Oscar de melhor ator por sua performance em True Grit. No ano de 1975 já tava fisicamente abatido. “O Último Pistoleiro” foi seu último filme, na pré-produção estava tão doente que os produtores o queriam ter no filme mais optaram por George C Scott só que o Duke acabou aceitando. Ele chegou a faltar em alguns dias de gravação devido ao câncer e sua luta contra a doença já entrava no ápice. Quatro anos depois no dia 11 de junho de 1979 ele perderia a luta. Será eternamente lembrando como o maior cowboy da história do cinema.


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário