segunda-feira, 13 de maio de 2013

Querida , Encolhi as crianças ( Honey, I Shrunk the Kids)


No dia 28 de Maio de 1933 através de um texto no The New York Times, foi descoberto que as crianças costumam carregar três vezes mais emoção assistindo um filme, que um adulto. Isso foi um estudo proporcionado através das tecnologias da época. Quando assisti esse filme no SBT foi muito impactante, coisa que hoje adulto o filme não conseguiria mais extrair de mim. Na história um cientista chamado Wayne( Rick Moranis) tem como principal inspiração Albert Einstein e quer construir uma máquina capaz de fazer qualquer produto diminuir de tamanho (ambicionando obviamente ganhar o Nobel , em cima de sua invenção ). Só que as coisas dão errada e seus filhos e vizinhos acabam sendo vitimas do experimento.

Rick Moranis, se aposentou em meados dos anos 90 para cuidar dos filhos já que sua esposa havia falecido. O que se tem da sua persona hoje como ator é apenas um espirito saudosista, já que o ator exibi uma certa dificuldade em exibir dramaticidade para esse e qualquer personagem que já tenha interpretado (pelo menos que tenha visto). E claro, em nenhum momento acreditamos que Wayne esteja estruturalmente abalado por ter feito seu sonho científico abalar a vida dos seus filhos.

Contudo os atores Amy O Neill e Thomas Wilson conseguem injetar as melhores qualidades no filme. Ambos atores carismáticos que exibem fisionomia dramática no momentos necessários. Sem falar que as cenas em que estão miniaturizados na beira da “selva”, que não é nada mais que o jardim da própria casa deles. É extremamente realista graças a todo o cuidado da direção de arte em fazer tudo aquilo ser palpável. A cena da formiga enaltecidamente grande e realista é um exemplo de como para nós um inseto desses não significa nada, mas para eles significa uma dimensão de perigo, o que acaba sendo transmitindo para o telespectador também. O que de fato esses momentos da narrativa em que estão miniaturizados merecem aplausos, é pela imersão de perigo e devaneios que a produção transmiti para o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário