terça-feira, 21 de maio de 2013

Os 36 anos de Star Wars






Star Wars despertou um profundo impacto sobre mim quando tinha 13 anos, hoje em dia isso não ocorre por estar familiarizado com os seis filmes da saga. As filmagens de “Uma Nova Esperança”, que foi batizado assim após ser relançada a trilogia clássica para o formato digital, em que iria melhorar os efeitos visuais. Na época a ILM não poderia fazer isso seja por falta de tempo ou de dinheiro. George Lucas foi criado na televisão, ir ao cinema não teve um impacto muito grande quando era criança e isso passou a vigorar melhor quando entrou na faculdade. Ele começou a escrever o roteiro de Star Wars em fevereiro de 1972 e durante esse tempo devorou o máximo de literatura que podia, só que ironicamente em maio de 1973 só havia escrito 13 páginas. Foi extremamente difícil realizar o projeto na pré produção. A Fox entregou 3 milhões de dólares de orçamento, só que estava bem claro pelas ilustrações do desenhista Ralph Mcquarrie que teria que entrar mais dinheiro no jogo.


As filmagens de “Uma Nova Esperança” começaram no dia 22 de março de 1976, na Tunísia - África do Norte. As condições eram muito problemáticas, todo mundo se queixava do calor. Só que era o vencedor do Oscar - Alec Guinness que dava o melhor exemplo de profissionalismo no set, sendo cordial com todo mundo. Seu personagem Obi-Wan iria permanecer vivo até o fim do filme, só que George Lucas decidiu mudar isso na história em plena filmagem, tendo em vista que o personagem em determinado ponto da narrativa já não era mais importante na trama. Quando as filmagens em Londres já estava em estágio avançado, os executivos da Fox mandaram imediatamente parar tudo que tinham gravado porque já haviam ultrapassado o orçamento. Aland Ladd Jr, filho do ator Alan Ladd, teve papel importantíssimo nesse quesito, argumentando para os executivos “que era o melhor filme já feito”. Devido a pressão que sofreram da Fox em acabar logo de filmar, a equipe se dividia em três unidades com o objetivo de finalizar as filmagens o mais rápido possível.

A Fox queria lançar em dezembro de 1976, só que estava bem claro que não iriam conseguir. A equipe da ILM trabalhavam nos últimos momentos da pós produção 24 horas por dia e todos os dias da semana. Durante um momento da pós produção George Lucas conseguiu dinheiro extra de Alan Ladd Jr, para filmar durante duas semanas algumas cenas que por empecilhos de dinheiro e tempo ele não conseguiu concretizar durante as filmagens oficiais. Na época, Ficção Científica não era um gênero de faturar dinheiro, ninguém acreditava que o filme teria sucesso de crítica e público. Durante as exibições testes para amigos de George, não havia aplausos, ninguém entendia direito o sentido disso, George acreditava que seria categorizado como um filme infantil de Walt Disney e que faria uns 8 milhões na bilheteria. O filme estreou no dia 25 de Maio de 1977 e arrecadou 460 milhões só nos Estados Unidos, um valor que hoje com a inflação corresponde a mais de um bilhão. É obvio que tudo que faz sucesso aparece imitadores, como “Mercenários da Galáxia”, de Jimmy Murakami que embora seja divertido não possui a elegância e a profundidade do Universo de Star Wars e acabou se tornando um fracasso de crítica e de público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário