sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Quem Dispara Primeiro (E Per Tetto Un Cielo Di Stelle)


A cena de abertura de “Quem dispara primeiro “ é considerada por muitos como uma das melhores aberturas de Western . Mostrando uma perseguição de forasteiros perseguindo uma carroça com uma dama e outras pessoas.

Federico Boido, ator de origem italiana, nasceu pra interpretar vilão. A primeira tomada que envolve seu personagem o mostra montado num cavalo, de olhar fixo para uma carroça, junto com seus comparsas preparado para atacar.

Com um suposto orçamento irrisório - naquela época faroestes caros eram “Butch Cassidy “ que custou para Century Fox 6 milhões . Essa jóia foi bancanda pela Documento Film produtora italiana que ainda bancaria 67 películas num período de 26 anos.

As cenas de bangue bangue no bar não são tão bem filmadas e imaginativas quanto o Western “The War Wagon” que tem praticamente a mesma idade sendo que de nacionalidades diferentes talvez devido ao orçamento limitado.

Mas o italiano Giulio Petroni, que dirigiria 14 longas-metragem tinha talento suficiente de criar enormes cenas com poucos recursos. As cenas envolvendo o circo é um desses pontos positivos e prá ter esse auxílio ele contou com a ajuda do alemão Mario Adorf que interpreta Harry um sujeito incrívelmente atrapalhado que faz amizade com Tim, personagem de Giuliano Gemma, que se conhecem depois de uma briga de bar com outros forasteiros.

Mas nem tudo é ponto positivo. Os vilões ganham pouco destaque, mas as cenas em que essa figuras aparecem ajudam a enriquecer a narrativa quando o pai de Roger Pratt personagem de Ferico Boido tenta estuprar uma mulher em busca de informações.

O clímax final é um dos melhores que já vi. Lembra um pouco o embate final de “O Passado não perdoa “ de John Huston com a diferença que os indígenas não estão no meio da cena . Muitas explosões e tiroteio mas uma cena ainda mais fabulosa que o embate final precede esta última, quando Harry acaba caindo de cima de um telhado e mostra a criatividade do diretor italiano de criar cenas eloquentes com poucos recursos.

O roteiro foi escrito com quatro mãos, Mariano Laurenti e Alberto Areal, sendo desse último o único roteiro em toda sua carreira. Não se sabe qual era a pretensão dos roteiristas, mas fica claro pelo tom cômico e com dois personagens atrapalhados como Harry e Tim que podem ter pego inspiração na famosa dupla “O gordo e o Magro” ou “A Bucha” e estica talvez em algum outro Western com características semelhantes a essa obra italiana .


Nenhum comentário:

Postar um comentário