quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Aventuras na Zona Proibida (Spacehunter)


Aventura Na Zona Proibida foi lançado em 20 de maio de 1983, uma semana antes de estrear última parte da série Star Wars, O retorno  de Jedi. Produzido pelo canadense Ivan Reitman, que nos anos 80 era um diretor de ligeiro talento, até cair na mediocridade na virada da década, com várias comédias sem graça manchando seu currículo.

A parte artística é que é fascinante. Somos mergulhados na história logo nos primeiros minutos, na vida de Wolf e sua andróide Chalmers, que vivem numa espaçonave que lembra um pouco “Mercenários da Galáxia” lançado 3 anos antes e com um orçamento de 2 milhões, bem mas humilde que esse seu primo rico de 14 milhões, bancado pela Columbia Pictures que na época da produção tinha sido recém-comprada pela Coca-Cola.

Não é um roteiro brilhante, mas o que chama a atenção é o fato de ser bem produzido. Quando Wolf e sua androide Charlmes chegam no planeta depois de serem emitidos a um sinal de socorro eles logo se deparam com um gigantesca batalha com barcos piratas em solo arenoso que estão sob o comando de um tirano chamado Overdog, e é nesse confronto que Wolf perde sua androide. Mas essa perda na vida dele é impossível de ser sentida por conta de um roteiro tão precário.

Overdog vivido pelo canadense Michael Ironside é um personagem com figurino tenebroso que tem a mesma genialidade visual de Darth Vader e o ator regado a muita maquiagem evoca um olhar que lembra o skeletor de Frank Langella em “Mestres do Universo”. Mas graças a fraca dupla de roteiristas que escreveram seus diálogos o personagem não vai além disso.

É um filme divertido graças a genialidades técnicas do seus realizadores que souberam, com um orçamento irrisório, criar uma atmosfera fantástica. Pena que o custo barateado da produção acabou trazendo dois roteiristas fracos que não trouxeram nada a tantos personagens que podiam ter se tornados emblemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário