sábado, 8 de dezembro de 2012

O Trovão Azul (Blue Thunder)


John Badham,diretor britânico, dirigiu algumas das películas mais divertidas dos anos 80 e nos anos 70 já tinha se consagrado com “Os embalos de sábado a noite“, produção que posteriormente se tornaria numa série televisiva de curta duração com apenas 11 episódios lançados.

Essa obra se tornou cultuada , embora não seja perfeita por misturar policiais em busca da lei na cidade de Los Angeles combatendo o crime com helicóptero de última geração.
O filme não é perfeito por não ir fundo no passado de Franklin Murphy, que lutou na guerra do Vietnã e tem profundos pesadelos sobre isso. Mas a trama só fica nesse ponto, ficamos sem saber mais sobre esse conflito da vida do policial.

Escrito pelo falecido Dan O´ Bannon, que escreveria o roteiro ao lado de Don Jakoby, e logo em seguida estrearia na direção com o divertido “A volta dos mortos vivos“. Os autores da histórias falham por criar conflitos interessantes,não sabem desenvolver suas tramas. E quando a projeção termina o enredo fica inacabado. É um sinal claro que os roteiristas escreveram de forma burocrática, já que era um filme produzido pela Columbia Pictures e poderia render continuação caso fosse bem no lançamento nos cinemas.Não foi bem isso que ocorreu mas a Blue Thunder tá longe ser um dos piores dos anos oitenta. A música de Arthur Rubinstein tem cara de som eletrônico de video game talvez tenham sido esse o propósito já que os minutos finais é pura perseguição entre veículos aéreos entre Frank Murphy e Cochrane repleto de tomadas saídas de desenho animado com a mais enlouquecedora cena, de quando o helicóptero derrapa no vagão do trem e é sacudida por uma enorme explosão.

No mesmo ano John Badham ainda dirigiria “Jogos de Guerra“, depois que a Metro-Goldwyn Mayer demitiu o diretor Martin Brest depois de 12 dias de filmagens, por conflitos de ideias. Pelo visto John Bahdam na época estava no auge antes de cair no ostracismo e passar a dirigir apenas episódios de TV durante 8 anos e nunca mas retornou a carreira cinematográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário