terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Criando a mitologia de Frankenstein




Mary Shelley nasceu em Londres no dia 30 de agosto de 1797 e teve como principal inspirações literária, seus próprios pais que eram escritores de renome. Seu pai tinha mais reconhecimento pelo seu trabalho no século 18, mas continuou mantendo uma boa posição até o nascimento da sua filha. Mary Shelley morreu de um tumor cerebral no ano de 1851 e talvez não tivesse ideia do impacto cultural que sua obra teria no mundo. Desde criança ela gostava de escrever e tinha isso como o hobby de infância. O britânico James Wallack (1794-1864) foi um dos primeiros atores a encenar o monstro, sua performance foi vista por Mary Shelley na Englis Opera House em Londres no ano 1823 e aprovada com louvor. Só que o primeiro ator que daria vida cinematográfica ao monstro seria o norte-americano Charles Ogle (1865-1940).  Dono de uma extensa filmografia de 325 filmes o ator americano não ficaria tão conhecido, até quando o alemão Max Schrek
(1879-1936)  ganhou um filme inspirado na sua vida. "A Sombra do Vampiro" (2000) é uma homenagem de Tim Burton no filme "Batman - O Retorno (1992) dando o nome do ator a um dos personagens do filme,  só que a pessoa que se consagraria no papel seria justamente um britânico chamado William Henry Pratt cujo nome artístico era Boris Karloff. 



O ator fez dezenas de filmes mas aparentemente não conseguia se sustentar em cima só disso. Passou um bom tempo sendo um ator freelance até Frankenstein(1931). Com a crise econômica iniciada em 1929 os norte-americanos iam ao cinema atrás de um lado mais sombrio da vida. Isso fez com que o filme do diretor britânico James Whale fosse muito bem recebido tanto pelo público quanto pela critica. E como tudo que dá dinheiro gera continuações,  de 1931 até 1948 a Universal produziu 8 filmes sobre Frankenstein. Com o sucesso do primeiro Frankenstein da Universal, o estúdio deu controle criativo a Boris Karloff "No Filho de Frankenstein"(1939).Acredito que a melhor adaptação da obra tenha sido "Frankentein de Mary Shelley"(1994) dirigido pelo britânico Kenneth Branagh onde tem direção de arte e condução do drama esplendorosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário