quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A Lagoa Azul (The Blue Lagoon)




A sessão da tarde foi fundada na emissora Rede Globo no dia 11 março 1974 e certamente "A Lagoa Azul" é o filme mais lembrado pela maioria das pessoas, visto pela maioria dos brasileiros pelo menos uma vez na vida. O jovem diretor Randal Kleiser era um admirador do romance do irlândes Henre De Vele cuja obra foi publicada em 1908 e ganhou outras duas versões para o cinema, afora essa. Acho que o filme em si por mais que seja envolvente e de narrativa fácil, não demonstra estrutura dramática  em carregar o fator de aqueles dois jovens Emmmeline ( Brooke Shields) e Richard (Christopher Atkins) estarem naquela ilha e condenados passar o resto de suas vidas convivendo de forma precária perto de uma aldeia de índios selvagens.

Paddy (vivido pelo australiano Leo Mckern) é o melhor personagem da pelicula, já que possui uns trajetos cômicos e uma cara mal-humorada, aliada ao fato de que quando ocorre o naufrágio no navio ele ser responsável pelos cuidados com as duas crianças. O roteiro do americano Douglas Day Stewart tenta também apresentá-lo como um anti-heroi, com ele dando chineladas em uma das crianças, para logo depois ser responsável pela educação de sobrevivência dos dois primos.  Quando ocorre sua morte, ainda no primeiro ato, o telespectador poderá ser sensivelmente tocado  graças ao bom trabalho do roteiro que se preocupa em desenvolver-se de maneira eficiente, ainda que por pouco tempo .

Ganhou o Framboesa de Ouro de pior atriz Brooke Shields. Teve um bom desempenho financeiro tendo um custo de quase 5 milhões e uma arrecadação de 58 milhões apenas nos Estados Unidos, o que obviamente resultou em uma continuação devido a esse retorno financeiro. "De Volta a Lagoa Azul"(1991) que tinha a jovem Ucraniana Milla Jovovich,  contou com uma verba de 11 milhões e um faturamento de apenas 2 milhões nos Estados Unidos enterrando as possibilidades de uma continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário