quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Onde Nenhum Homem Jamais Esteve (Where No Man Has Gone Before)


Dirigido pelo diretor norte-americano James Goldstone (1931-1999) que tem 56 créditos como diretor , esse novo piloto teve como principal desafio tenta demonstrar que se podia fazer uma série de ficção científica barata já que os executivos da NBC acreditavam que uma série dessa escala não conseguiria sair barato . Perdidos no Espaço ( 1965-1968) teve o episodio mais caro produzido para uma rede de televisão até aquela data , Galática - Astronave de Combate (1978) teve uma boa percentagem da audiência só que se inspirar no visual do recém sucesso de bilheteria Star Wars (1977) cobrava seu preço , sendo a primeira série de TV que custaria mais de um milhão por episodio uma verdadeiro fortuna na época para fazer séries o que culminou com apenas uma temporada em razão dos gastos elevados . "Onde Nenhum Homem Jamais Esteve" tem uma boa estrutura de roteiro já que apresenta um bom antagonista Gary Mitchell (vivido pelo ator americano Gary Lockwood) era amigo de James T Kirk ( William Shatner) ha mais de dez anos sem contar que sua aparência meia de mal caráter já engrossa o fato de que se trata de um vilão . 

"Onde Nenhum Homem Jamais Esteve" contudo não é tão fascinante quanto o primeiro piloto não aprovado , a razão talvez seja justamente o orçamento esse episodio também contou com vários efeitos visuais e cenários utilizados em "The Cage" contudo o planeta Delta Vega possui um visual atraente só que a falta de aligenigenas no planeta deixa ele um pouco inferior a Talos IV (planeta visto no episodio anterior). As filmagens desse episodio
duraram até o dia 28 de Julho de 1965 e dizem que foram bem mais curtas do que "The Cage" que começou a ser filmado em novembro de 1964 indo a meados de dezembro do mesmo ano .

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Sublime Inspiração (The Rocking Horse Winner)



"Sublime Inspiração" é uma adaptação da literatura escrita pelo britânico D.H Lawrence. O filme adaptado cinematograficamente pelo diretor britânico Anthony Pelissier (1912 - 1988) não é um grande filme em razão da sua curta duração, configurando apenas como um filme eficiente no sentido do que pretende mostrar. Paul Grahame (John Howard Davies) pertence a uma família de classe média em Londres que vem passando por dificuldades financeiras. Em razão disso ele decide ganhar algum dinheiro para ajudar sua mãe Hester Grahame(Valerie Hobson). John Howard Davies, filho de um casal de roteiristas, possui o melhor desempenho da produção transparecendo várias facetas de ingenuidade, bondade, ambição, o que acaba contribuindo para que o personagem se torne complexo. Possui alguns erros na escalação de elenco na questão de diferença de idade, como Tio Oscar( vivido pelo britânico Ronald Squire). Como ele pode interpretar o tio de John Howard Davies se a diference de idade para os dois atores é de 52 anos?!. E a cara já enrugada de Ronald Squire deixa uma sensação de artificialismo dele viver o tio de uma criança. É uma produção agradável e sombria na mensagem que tenta passar. Hester Grahame(Valerie Hobson) convence no papel, e suas expressões faciais sempre de preocupação e angustia fazem com que sua personagem não pareça unidimensional.
 
 

A produção tem o selo da Rank Organization, poderosa produtora de filmes britânicos que produziu muitos clássicos naquela época, cujo dono era o britânico Arthur Rank que chegou a comprar o estúdio mais antigo de Hollywood, a Universal, quando Carl Laemmle (o fundador da empresa) deixou que seu filho Carl Laemmle Jr assumisse a chefia do estúdio que culminou na quase falência da empresa.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cinema Brasileiro irá fechar 2013 com 115 lançamentos




O cinema Brasileiro irá fechar 2013 com nada menos que 115 filmes exibidos no decorrer do ano. É um número bastante elevado se comparado com 2001 a qual 30 filmes foram lançados, com 2002 que teve 35 filmes lançados, com 2003 que teve 30 filmes lançados, com 2004 a qual o numero de lançamentos foi 46 e com 2005 que obteve 42 filmes lançados. No passado já houve a tentativa de se virar indústria com a Vera Cruz no período dos anos 40 aos 50 e houve um certo empenho para que isso ocorresse. Só que nosso país sempre se acomodou com produtos importados. Em 1942 dos 409 filmes lançados apenas 1 era Brasileiro. Esse ano a arrecadação de bilheteria somou 240 milhões e é um ótimo desempenho financeiro se for comparado ao fraco ano de 1992 com um faturamento de 65 mil.

A Lagoa Azul (The Blue Lagoon)




A sessão da tarde foi fundada na emissora Rede Globo no dia 11 março 1974 e certamente "A Lagoa Azul" é o filme mais lembrado pela maioria das pessoas, visto pela maioria dos brasileiros pelo menos uma vez na vida. O jovem diretor Randal Kleiser era um admirador do romance do irlândes Henre De Vele cuja obra foi publicada em 1908 e ganhou outras duas versões para o cinema, afora essa. Acho que o filme em si por mais que seja envolvente e de narrativa fácil, não demonstra estrutura dramática  em carregar o fator de aqueles dois jovens Emmmeline ( Brooke Shields) e Richard (Christopher Atkins) estarem naquela ilha e condenados passar o resto de suas vidas convivendo de forma precária perto de uma aldeia de índios selvagens.

Paddy (vivido pelo australiano Leo Mckern) é o melhor personagem da pelicula, já que possui uns trajetos cômicos e uma cara mal-humorada, aliada ao fato de que quando ocorre o naufrágio no navio ele ser responsável pelos cuidados com as duas crianças. O roteiro do americano Douglas Day Stewart tenta também apresentá-lo como um anti-heroi, com ele dando chineladas em uma das crianças, para logo depois ser responsável pela educação de sobrevivência dos dois primos.  Quando ocorre sua morte, ainda no primeiro ato, o telespectador poderá ser sensivelmente tocado  graças ao bom trabalho do roteiro que se preocupa em desenvolver-se de maneira eficiente, ainda que por pouco tempo .

Ganhou o Framboesa de Ouro de pior atriz Brooke Shields. Teve um bom desempenho financeiro tendo um custo de quase 5 milhões e uma arrecadação de 58 milhões apenas nos Estados Unidos, o que obviamente resultou em uma continuação devido a esse retorno financeiro. "De Volta a Lagoa Azul"(1991) que tinha a jovem Ucraniana Milla Jovovich,  contou com uma verba de 11 milhões e um faturamento de apenas 2 milhões nos Estados Unidos enterrando as possibilidades de uma continuação.